Fábrica que vendia gato por lebre é interditada por enganar consumidor

0
401
Cuidado com o tipo de azeite que você está consumindo. Ele pode ser óleo de soja (Foto: reprodução)

Já pensou você comendo óleo todos os dias ao invés de azeite? Pois é o que pode estar acontecendo em sua casa, se você consome azeites virgem ou extra-virgem das marcas Torre de Quintela, Malaguenza, Olivenza, Oliveira D’ouro, Estrela da Beira e Coliseu.

 

Esses azeites são fabricados pela empresa Olivenza Indústria de Alimentos, localizada em Mongaguá, no litoral de São Paulo, que teve cinco de suas fábricas interditadas pela Secretaria de Estado da Saúde, de São Paulo, depois de confirmada a fraude.

 

Com as denúncias enviadas à Vigilância Sanitária, a secretaria determinou que amostras fossem analisadas e o resultado confirmou que os produtos vendidos eram óleo de soja e não azeite virgem ou extra-virgem como informavam as embalagens.

 

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, também contribuiu para a interdição total do estabelecimento, a constatação de que na fábrica não eram cumpridos os requisitos mínimos de boas práticas de fabricação de alimentos.

 

Acrescenta a secretaria, que em algumas fábricas não havia nenhum procedimento que garantisse a rastreabilidade e qualidade das matérias-primas, e sequer havia equipamentos adequados para assegurar que a quantidade de mistura entre óleo e azeite era a indicada nos rótulos.

 

Como se não bastasse, os estabelecimentos importavam azeite de oliva virgem do tipo lampante, que é impróprio para consumo, mas não havia nenhuma evidência de que providenciassem o refino antes da utilização, conforme determina a lei.

 

Também foram interditados outros produtos comercializados pela empresa, como palmitos em conserva, azeitonas, champignon molhos, geléias, frutas em calda e condimentos. Além da Olivenza, mais nove estabelecimentos produtores de azeite no Estado serão vistoriados pela vigilância.

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here